DÚVIDAS FREQUENTES

Olá, veja aqui as principais dúvidas sobre o tratamento.

Um nódulo benigno pode se transformar em câncer no futuro?

Não. Um nódulo benigno será sempre benigno. Tumores benignos serão benignos por toda a vida, um tumor benigno não “vira” ou não se torna maligno.

O nódulo que é câncer, se inicia em uma célula que sofre uma mutação em um gen, e cresce como um tumor maligno a partir daí.

Tenho um nódulo na mama, ele deve ser retirado?

Em princípio NÃO.

Tanto o nódulo que a paciente encontrou por palpar a mama, ou que um médico palpou em um exame de rotina, ou que apareceu em um exame de mamografia ou de ultra-sonografia, deve ser investigados. O diagnóstico final deve ser esclarecido definitivamente, antes que o nódulo seja manuseado. Na maioria das vezes este esclarecimento é feito com uma biópsia, em geral obtida por uma punção guiada por imagem. Mas isto não quer dizer retirá-los.

Antigamente, quando não se tinham os recursos de hoje, todos ou quase todos os nódulos eram retirados para serem examinados. A biópsia era feita com a retirada do nódulo. Isto ainda está na memória dos mais velhos, e é comum ver uma mãe ou avó que viveu este período se surpreender com a conduta atual indicada para sua filha ou neta.

Hoje, no século 21, temos recursos para biopsiar um nódulo ou área suspeita, por punção dirigida por imagem, com precisão. Assim, removendo um fragmento de tecido temos a biópsia que permite o diagnóstico de certeza sem a retirada do tumor.

Deste fato resulta que:

Se for retirado um nódulo e ele for benigno ao exame anátomo-patológico, a cirurgia além de desnecessária, provocou uma cicatriz na pele e no tecido mamário. Esta, no futuro, pode atrapalhar a interpretação de mamografias e ultra-sonografias. Traumatismos cirúrgicos em jovens, próximos ao mamilo, têm risco de lesarem os ductos mamários e interferir em amamentações futuras.

Se for retirado um nódulo e ele for maligno (câncer) ao exame anátomo-patológico, esta atitude prejudica o planejamento da cirurgia definitiva, altera as condições locais para se avaliar as margens de segurança na remoção do tumor e a avaliação da peça cirúrgica.

Impede ainda que se faça um planejamento das incisões da cirurgia que tratará o câncer para se obter o melhor resultado estético final.

A orientação então é: as lesões de mama, antes de serem abordadas, devem ser avaliadas por um mastologista.

Uma ressalva: Em um País como o nosso, tão grande, tão carente de recursos em algumas regiões, se a paciente não pode se deslocar para um centro de referência é preferível uma biópsia convencional do que retardar o diagnóstico e o início do tratamento de câncer.

Mas é a exceção e não a regra, nem de longe o melhor a ser feito.

É preciso ter pressa?

Atenção: O tratamento de um câncer diagnosticado ou de uma lesão suspeita é urgente, porém não é uma emergência. É muito importante fazer esta distinção!

Uma emergência é uma situação que põe em risco imediato a vida do paciente.

Isto é muito diferente de um diagnóstico de câncer, que é uma doença crônica; e ao ser diagnosticado, pode já estar no organismo do paciente há meses ou anos sem causar sintomas, ou com poucos sintomas e não está pondo em risco imediato sua vida.

Não tome, portanto frente a este diagnóstico, nenhuma atitude atabalhoada ou precipitada, pois se isto for feito, não há como voltar atrás e corrigir o mal que porventura foi feito!

Seu médico de confiança ou o médico para o qual você recebeu uma indicação está viajando? Foi a um congresso Médico? Isto demora só alguns dias. Aguarde sua volta para esclarecer suas dúvidas, fazer os exames e programar o melhor tratamento para seu caso.

O tratamento do câncer de maneira geral e de mama em particular é um tratamento multidisciplinar com o uso de várias armas terapêuticas (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, bloqueadores de hormônios, anticorpos monoclonais) para se conseguir o melhor índice de cura. Uma cirurgia realizada às pressas, sem planejamento adequado não é o melhor tratamento e pode prejudicar o resultado final, interferindo negativamente na porcentagem de cura, na qualidade de vida e na possibilidade de ter a melhor abordagem estética e cosmética.

Eu sei o quanto um diagnóstico destes angustia quem o recebe, ou a simples suspeita de uma lesão na mamografia ou um nódulo que passou a ser palpável.

Mas a orientação é: não se precipite!

O que causa o câncer?

Uma mutação (modificação) em um gen.

É uma mutação genética, no câncer de mama, na maioria das vezes adquirida (85%) e não herdada (15%).

O Câncer de mama é hereditário?

Não.

Somente 15% dos casos de câncer de mama são hereditários. Isto equivale a dizer que em 85% das pacientes a mutação é adquirida por ela ao longo da vida.

Fui operada devido a um câncer de mama. É verdade que não posso mais tirar a cutícula, medir a pressão arterial ou tomar injeção no braço do lado operado?

Existem duas situações:

Pacientes que foram operadas seja por mastectomia ou cirurgia conservadora e foi feito o esvaziamento axilar, retirando-se todos os gânglios linfáticos desta axila.

Neste caso, a circulação sanguínea deste braço está alterada. O retorno do sangue deste braço para o coração é mais lento, pois ele só volta pelas veias e não há mais uma circulação auxiliar pelos vasos linfáticos que normalmente ajudam na volta do sangue.

Por este motivo, pode haver maior risco de edema (inchaço) neste braço e isto favorece infecções (celulites). Então cuidados que evitem ferimentos neste lado devem ser tomados.

Pacientes operadas por mastectomia ou cirurgia conservadora em que só uma amostra dos gânglios axilares foi retirada (linfonodo sentinela).

Nesta situação, sua axila está praticamente íntegra. A circulação sanguínea deste braço está tão normal quanto o do outro lado e pode-se utilizá-lo como um braço normal.

Qual é o melhor exame para detectar o câncer de mama?

A mamografia realizada a partir dos 40 anos, em aparelhos de boa qualidade e com técnica adequada.

Este é o melhor método para diagnosticar precocemente o câncer de mama, tendo impacto na redução da mortalidade como mostram vários estudos.

Permite que o diagnóstico seja feito em estágios iniciais, onde o tratamento pode ser feito de forma menos mutilante e onde se conseguem altos índices de cura.

O que é um nódulo de mama?

É toda tumoração que ocorra na glândula mamária, podendo ser sólido ou cístico (com conteúdo líquido).

A grande maioria (70 a 75%) destes nódulos são lesões benignas, e não câncer de mama.

Qual a causa do crescimento da mama masculina?

A mais comum é a ginecomastia que é a proliferação e crescimento do botão mamário no homem. Ou pode ser também a lipomastia que é o acúmulo de gordura na região peitoral.

O câncer de mama na mama masculina também ocorre (1 a 1,5% dos cânceres de mama).

Todas estas situações devem ser avaliadas e tratadas pelo mastologista, que vai esclarecer as causas e estabelecer o melhor tratamento, se clínico ou cirúrgico.

Aqui você encontra alguns links importantes.

INCA - Instituto Nacional do Câncer.

HCL - Hospital do Câncer de Londrina.

Associação Médica Brasileira.

Projeto Diretrizes - Conduta Médica.

Sociedade Brasileira de Mastologia.

Outras informações sobre as principais doenças de mama:

Hospital AC Camargo

GBECAM - Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama.

NCCN - National Comprehensive Cancer Network

TOPO